Dicas

CORTINAS

Dispor de luminosidade natural é um fator imprescindível em qualquer tipo de ambiente, porém poder controlar a intensidade dessa luz, garantindo total proteção e privacidade sçai algumas das vantagens obtidas com o uso de cortinas. Elas ajudam a compor a decoração dos ambientes proporcionando graça e leveza, quebrando as rígidas linhas das esquadria.

Cortinas, pode ser utilizadas para proteger pisos e móveis da ação dos raios solares, evitando seu desgaste, para bloquear totalmente a luz, como ocorrem com aquelas utilizadas em home theater e para proporcionar total conforto aa ambiente.

Não há regras para a sua utilização, porém, quando curtas são recomendadas para ambientes informais como; saletas, consultórios, cozinhas, banheiros, toaletes e quartos de jovens. Longas, são ideais para ambientes formais como salas e quartos de casal.

Cortinas podem ter xales, bandôs ou reposteiros, dependendo do tipo de cenário que se deseje criar. Podem ser o tipo convencional, com pregas americanas, fixadas em varão e argola, painel, rolô, entre outras… E podem ainda ser simples, executadas com pouco tecido; sofisticadas, com xales e pregas ou inusitadas, com aberturas ou trilhos diferenciados.

As tendências de decoração exibem atualmente persianas e cortinas que esbanjam transparência e aceitam inclusive bordados com xales retos e decorativos nas laterais.

 

Consulte estas dicas na hora de adquirir suas cortinas:

Cortinas pode apenas encobrir os vãos das janelas, porém é recomendado que ultrapassem os mesmos em pelo menos 20 cm.

Se estiverem na parede do sofá, afaste-o em pelo menos 20 cms.

Em ambientes formais abuse dos tecidos luxuosos, como seda, veludos e adamascados.

Em ambientes informais e contemporâneos, use cortinas mais simples e arrojadas, podendo ser executadas em chintz, gorgorão ou crepes que são leves e aceitam bem esse tipo de ambientação.

Persianas dão toque moderno e descontraído à decoração, porém recebendo xales pode ter um visual mais requintado.

Prefira sempre tons neutros, principalmente se os tapetes ou estofados forem estampados.

Cuidado com impulsos. Cores fortes e vibrantes tendem a diminuir o ambiente e cansam facilmente. Se o espaço não é muito amplo, use cores fortes apenas em objetos de decoração como vasos, colchas, almofadas. As cores e tons frios e claros dão a sensação de amplitude.

Fonte: www.maisdecoracoes.com.br